Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Avatar

Magnifik

Add Magnifik as a friend


Magnifik will be notified and will have to accept this friendship request, to view updates from Magnifik and their ratings you must follow them.


Remove Magnifik as a friend


Follow Magnifik

Follow content (Lists, pictures, videos, reviews & votes)

Track ratings in these areas:
Movies Music
TV shows Books
DVDs Games

About me

my discord: olorde456



my works: www.wattpad.com/1610160868-cap1-astra-mirabilis

About my collections

kk

Lists

2 votes
magic and ocultism (24 items)
Book list by Magnifik
Published 1 day, 15 hours ago
7 votes
my favorite movies (99 items)
Movie list by Magnifik
Published 3 years, 9 months ago
pessoas do meu interesse (38 items)
Person list by Magnifik
Last updated 1 week, 4 days ago
3 votes
filosofia pessoal (22 items)
Book list by Magnifik
Last updated 1 week, 4 days ago
3 votes
Nrx (14 items)
Person list by Magnifik
Last updated 3 weeks, 5 days ago



Recent reviews

All reviews - Movies (28) - TV Shows (11) - DVDs (1) - Books (32) - Games (4)

The Anti-Christ review

Posted : 3 weeks, 3 days ago on 3 June 2026 07:06 (A review of The Anti-Christ)

Os três satãs do Ocidente: Marxismo, Liberalismo e Cristianismo

Esse título irônico e provocativo não é atoa e tão pouco foi escrito por pura isca, esse tema é um dos temas que eu mais venho estudado nessa última década, sobre a influência nefasta do marxismo e do cristianismo moderno, não é um ataque deliberado a religião, pois tenho muitos amigos católicos e cristãos de todo o tipo, minha ideia aqui é fazer uma explanação filosófica do que considero como os três maiores males do mundo moderno e suas consequências desastrosas para o progresso da raça humana.

O cristianismo na forma como surgiu e do modo como foi adaptado pelos seus seguidores seguiu alguns caminhos inevitáveis a sua natureza passiva e universalista, a religião fundada pelo Cristo como figura histórica era em sua raiz um movimento revolucionário, averso às hierarquias, com uma visão romantizada das classes mais baixas, dos pobres, miseráveis e doentes, uma certa desconfiança em relação às autoridades e exaltação da fraqueza, do estéril, da fome, como se os menos afortunados estivessem mais próximos de Deus do que os que tinham muitos recursos.

A natureza do cristianismo é portanto uma filosofia que exalta o sofrimento como algo positivo, que exalta a fraqueza e a miséria, algo tão comum antes como é comum hoje. É muito fácil compreender o motivo do cristianismo ter sido tão popular e de ser absurdamente popular ainda hoje ao ponto de que em países ateus e laicos como a China eles vem ganhando espaço e força, não é difícil entender porque, Cristo era um sofredor, boa parcela da humanidade é sofredora, maior parte dela é pobre e vive em condições ruins.


O cristianismo foi rapidamente absorvido pelo ocidente por uma razão muito simples, o próprio ocidente já havia capinado terreno para a vinda de Cristo através de um de seus filósofos mais importantes, Platão.
Platão era um dualista, alguém que acreditava que a realidade era dividida em duas partes, o mundo das formas, o mundo sensível, também chamado de mundo da matéria, o mundo imperfeito, transitório, impermanente, e o mundo das ideias, inteligível, que é o mundo perfeito, imaterial, permanente, onde o tempo não rege tudo.

Entender Platão é essencial para entender o cristianismo pois um é quase que um irmão gêmeo do outro, mas com suas diferenças teóricas bem superficiais, a exemplo Platão acreditava que o mundo da matéria era maligno e criado por uma entidade neutra chamada Demiurgo, já os cristãos creem que Deus fez tudo perfeito e etc, não vou detalhar.

O platonismo influenciou profundamente o cristianismo através de Santo Agostinho de Hipona, o mais brilhante dos filósofos do cristianismo, Agostinho adaptou várias ideias de Platão em seus livros, uma delas é a "superioridade do mundo espiritual", o idealismo, a busca pela verdade interior, mal como ausência de bem. Agostinho teve laços profundos com o movimento neoplatônico antes de se converter ao cristianismo.

Essa visão dualista que dividia o mundo em dois terrenos é uma das grandes críticas formuladas pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que desprezava de forma veemente e acusava essas tradições filosóficas de odiarem a vida e que levavam a um niilismo prático(não o existencial) onde o mundo real deixa de fazer sentido, ao que ele chamou de "mentalidade de ressentimento" onde o ser humano em seu sofrimento e desespero criou para si uma realidade hipotética onde as coisas são perfeitas, onde as flores não murcham e as pessoas que amamos não morrem.

Um tipo de escapismo que as pessoas criaram para tentar aguentar a realidade injusta, cruel e caótica, esse mundo seria um contraste perfeito, pois seria benevolente, justo, ordenado e carente do caos, pois nosso cérebro foi moldado para que consigamos encontrar padrões, pois padrões são mais fáceis de entender, não gostamos do caos, pois não conseguimos entendê-lo, o que se diria a um homem que perdeu seus filhos, esposa, animais e até a própria casa? Que não há lógica, razão ou significado e que todo esse sofrimento e tragédia foi gerado aleatoriamente? O quão cruel parece ser tudo isso?

Será que existe algum significado para tanto sofrimento ou apenas estamos imaginando demais, colocando muito peso na realidade quando na verdade somos apenas vítimas de milênios e milênios de evolução do nosso sistema límbico? É uma questão a se pensar.

O escapismo é algo bem natural do ser humano, estamos constantemente criando cenários e realidades paralelas em nossas cabeças, alguns literalmente estão criando cenários inteiros dentro de simulações, seja por video-games, livros e etc, somos seres com altíssima capacidade imaginativa, tão imaginativo que conseguimos trazer muitas ideias hipotéticas pra realidade, como por exemplo voar, explorar o espaço, atingir a velocidade do som e etc.
O escapismo da realidade funciona como uma válvula de escape, pois nessa realidade falsa conseguimos manter o controle das coisas, como um demiurgo criando mundos. A religião ao meu ver nasce dessa ideia, de explicar as coisas através de realidades paralelas.

Com isso posto, a religião foi criada pela humanidade para explicar o caos da existência, pois precisamos de respostas e logo se converteu em dogma, visão dominante, compartilhada de forma comunitária e se expandiu dominando e influenciando amplamente os vários setores da sociedade.

Qual seria então a relação do cristianismo com o marxismo? Como uma ideologia materialista, anti-metafísica, "científica"(entre trilhões de aspas) e abertamente anti-religiosa poderia ter relação com o cristianismo, idealista, platônico, metafísico e pautado por uma moral universal? Parece super contraditório unir esses dois não? Não necessariamente, Nietzsche acreditava que o socialismo estava contaminado com ideias cristãs de igualdade, ressentimento, anti-hierarquia e desprezo pela competência, por ricos, bonitos, saudáveis e etc.

O cristianismo exalta os humildes, sofredores e pobres, o socialismo mantém essa visão criando uma certa rixa entre os humildes, sofredores e pobres contra os ricos, afortunados e fortes, isso se verifica na realidade quando nos detemos a escutar o discurso de qualquer parlamentar ou figura excessivamente politizada para a esquerda, o assunto é sempre o mesmo "nós o povo sofredor, nós o povo soviético, nós o povo escravizado" e etc.

O que está ausente no socialismo e no socialismo marxista é a questão de Deus, que ironicamente é visto como uma criação burguesa, clerical e hierárquica com poderes e influencias estatais. Dostoyevsky em seu poema do Grande Inquisidor já denunciava essa questão, o cristianismo nasceu dos oprimidos, dos pobres, dos perseguidos, dos coitados, dos loucos da praça e logo se converteu em uma força hegemônica com poderes inclusive para perseguir e matar esses mesmos perseguidos e coitados como na inquisição.

O cristianismo a princípio lutou contra os socialistas pelo monopólio dos miseráveis, cada um com suas técnicas mirabolantes, até que em algum momento os dois olharam um para o outro e perceberam que tinham mais em comum do que em contra, um exemplo dessa aliança é o próprio Brasil, onde a igreja católica foi por muito tempo base do Partido dos Trabalhadores, um partido que tem como base ideológica o socialismo, o marxismo e etc.

Essa aliança do PT com a igreja católica foi o que fortaleceu o movimento revolucionário de esquerda no Brasil, especialmente através da assim chamada Teologia da Libertação que trouxe uma visão mais socialista e que encontrou eco na mente de vários padres e bispos de esquerda. O cristianismo criou o próprio monstro que o consumiria depois nas revoluções comunistas violentas.

O cristianismo moderno é uma vítima da própria doutrina, os cristãos dos seus meios desprezam o mundo, pois o veem como inferior ao mundo eterno e infinito prometido há milênios, desprezam a tecnologia e o progresso científico enquanto usufruem do mesmo, desprezam os reis e políticos enquanto seguem doutrinas criadas por esses mesmos reis e políticos, desprezam o excesso pois acham que a ausência e a privação purificam o espírito.




0 comments, Reply to this entry

Horror Classics: Graphic Classics Volume Ten (Graphic Classics (Eureka)) review

Posted : 1 month, 1 week ago on 15 May 2026 07:18 (A review of Horror Classics: Graphic Classics Volume Ten (Graphic Classics (Eureka)))

O decadentismo de Clark Ashton Smith

Existe beleza na tragédia? É uma pergunta bem interessante e com várias respostas dependendo dos pontos de vista de cada um, para grande parte das pessoas a tragédia, o sofrimento e o luto surgem como uma parte negativa e terrível da vida, algo que torna a existência intragável ou mesmo insuportável.
No poema Ozymandias se fala sobre um rei do Egito cujo o memorial tinha a sguinte frase "contemplai as minhas obras e desesperai-vos" mas ao olhar para os lados havia apenas ruínas, areia e memórias, memórias consumidas pelo tempo, o verdadeiro senhor desse mundo, que consome tudo, do menor dos frascos a maior das estrelas, nada está escape e isso é o cerne da filosofia de Clark Ashton Smith, um dos mais talentosos escritores nascidos no círculo de Lovecraft.

O decadentismo nasce da ideia apocalíptica de que a nossa civilização está entrando em decadência moral, espiritual e artística, uma visão profética de que o mundo e o universo estão morrendo e que não há o que possa ser feito, gerando um extremo pessimismo quase niilista(bem niilista em alguns casos)
E como resposta a esse declínio civilizacional os decadentistas optaram por outro caminho, que foi afirmar a beleza da tragédia e da decadência, em vez de odiar e desprezar o declínio eles começaram a ver a beleza em toda essa decadência.

Caminhar por um império em ruínas como a república de Weimar ou passear pelas vielas e favelas do Brasil no século 21 pode gerar sentimentos distintos, entre eles uma melancolia extrema, algo como "esse lugar é amaldiçoado, está morrendo, não há futuro aqui" os decadentistas por outro lado vêem essa miséria e falam "isso também é belo e nos convoca a reflexão"

Como uma borboleta sentada sobre a estátua de um grande herói esquecido há muitas eras, é basicamente uma filosofia de contemplação do mal, da estética negra, sombria e caótica, nos lembrando que o mundo é realmente isso, caótico, sombrio, contraditório e ao mesmo tempo muito belo.


0 comments, Reply to this entry

Storm of Steel (Penguin Modern Classics) review

Posted : 1 month, 2 weeks ago on 11 May 2026 06:29 (A review of Storm of Steel (Penguin Modern Classics))

Dá pra fugir do niilismo?

Uma questão que sempre me veio a mente quando comecei a estudar sobre niilismo e a crise no mundo moderno e etc é possível sair disso sem cair em uma espiral pessimismo e depressão? Se o sistema econômico, as religiões, as ideologias políticas e até mesmo as relações entre as pessoas não fazem muito sentido ou são injustos demais então o que sustentaria uma pessoa aqui?
Philipp Mainländer chegou a uma conclusão filosófica cruel e bem amarga sobre a realidade; tudo no universo está caminhando para o fim, o sentido da vida em si seria a morte pois;
-existir é sofrer
-viver significa desejar
-desejar gera dor e frustração
No que implica que a existência inteira é um processo que gira em torno de dor e morte, um niilismo extremo, a morte seria o retorno ao estado primordial. É um tipo de decadentismo mais refinado.
E como isso se aplica ao niilismo ativo de Junger? Junger foi um sujeito singular, porque ele de fato viveu o que ele pregou, Junger lutou na linha de frente da primeira guerra mundial na frente ocidental, ele lutou na batalha de Somme, uma das mais sangrentas batalhas da primeira guerra mundial.
Ele viu amigos seus morrerem, viu pilhas e pilhas de cadáveres, foi ferido e quase morreu três vezes e uma delas teve seu pulmão perfurado, Junger viu o inferno de perto, viu a guerra como ela é e a descreveu com riqueza de detalhes em seu livro "Tempestades de Aço"

Após ver tanta tragédia, morte e violência seria natual que ele se isolasse, ficasse traumatizado ou mesmo que perdesse a vontade de viver, o que era comum em veteranos da época, mas Junger de uma forma misteriosa se recusou a cair no niilismo, recusou-se a abraçar a ideia de que a vida não tem valor ou que esse mundo não importa, ele foi por uma via extrema.

Em seus escritos ele exalta a coragem, a valentia e a perseverança dos que mesmo em ruínas se mantém de pé lutando, ele ao contrário do que se imagina era alguém profundamente otimista em sua filosofia, ele defendia que devemos ressignificar a dor e o sofrimento, em seu ensaio sobre "A Dor" Junger descreve o nascimento de um novo tipo de ser humano capaz de suportar a dor de forma disciplinada.

Isso parte do pressuposto de ressignificar nossas visões sobre a vida, dias frios que são associados a tristeza passam a ser dias felizes onde podemos nos reunir com a família, a pessoa que você odeia e despreza você passa a ver nela valor, a vida que antes era sofrida, triste e fria passa a ser uma experiência agradável onde até o sofrimento do dia a dia passa a ser belo.

É basicamente essa a definição de um niilista ativo, alguém que viu o vazio e o rejeitou escolhendo viver mesmo após viver o inferno numa trincheira.


0 comments, Reply to this entry

Grand Theft Auto V review

Posted : 7 months, 3 weeks ago on 9 November 2025 09:29 (A review of Grand Theft Auto V)

Carta de ódio a Rockstar Games

Gta é uma franquia que marcou a vida de toda uma geração, hoje facilmente é o jogo mais aguardado e jogado da história e é assim justamente porque é um jogo simples, fácil e absolutamente linear, talvez o único gta não linear seja o 5 que pasme, tem 3 finais e os tres finais são exatamente iguais sem consequências.

Pra começar eu odeio eu genuinamente odeio a mecânica de missão dos gtas seja os novos seja os antigos, missões do tipo "vá até o quadradinho do mapa, posicione seu rifle exatamente no ponto laranja, com um exato rifle, com um exato tipo de silenciador, as 17 horas em ponto e antes das 20 horas e você tem que acertar exatamente na cabeça e não pode assustar a vítima se não a missão falha" "ah mas eu quero fazer do meu jeito" a rockstar diz "NÃO! NÃO PODE FAZER DO SEU JEITO! É DO MEU JEITO E PONTO FINAL!" é uma forma muito ridícula, mecânica, entediante e sem graça de fazer um video game.

A rockstar não consegue diferenciar a experiência de um jogo da experiência de um filme, Dan House como um grande fan dos filmes do tarantino não foi capaz de perceber que o fazia os filmes do tarantino filmes divertidos era um certo grau de improviso e aleatoriedade das cenas, coisa que não existe no gta, ou vc faz a missão exatamente e milimetricamente como o jogo quer ou ela falha.

Isso é ainda mais desesperador quando você tem o mínimo de cérebro e tenta fazer as missões do seu jeito, agindo no stealth, na raça ou mesmo trapaçeando, coisa que não existe no gta, só existem missões lineares, é um jogo perfeito pra quem tem o cérebro derretido e não quer pensar muito "vá ao ponto X, mate Y com W e volte pra Y antes do amanhecer".

zerar os gtas antigos é um sofrimento, os controles são horríveis, a física é um desastre e os sistemas de compra e venda simplesmente absurdamente desbalanceados, zerar os novos é puro tédio porque não há dificuldade, só mira e mata, mira e mata, auto aim, mata, mira e mata, vai pro ponto X e mata, não tem variação. Por mais que muita gente fale mal da ubisoft, os jogos da ubisoft tem muito mas muito MAIS variação nas missões, FAR CRY 4 tem muito mais LIBERDADE que QUALQUER GTA!


Um exemplo que me irrita pra kct é a missão final do gta 4, quando eu tô em perseguição com o Pregorino e você tem que esperar ele entrar no barco pra iniciar a perseguição, pra ter a cutscene, só que pra quem tem cérebro a missão parecia bem simples, perseguia o cara, matava ele antes dele chegar no barco, mas advinha? NÃO TEM COMO MATAR O CARA ANTES DELE CHEGAR NA PORRA DO BARCO, eu literalmente bazuquei o cara 10 VEZES!  E o cara não morreu! PQP jogo podre mané. Outro que me irritou muito foi a missão de matar o Pulaski, CLARAMENTE DAVA PRA MATAR O MALUCO ANTES DELE ENTRAR NO CARRO, MAS A PORRA DO JOGO NÃO DEIXA!



0 comments, Reply to this entry

Dexter: New Blood review

Posted : 10 months, 1 week ago on 24 August 2025 03:24 (A review of Dexter: New Blood)

I cami Back

Dexter New Blood é uma tentativa de reerguer uma série que não precisava ser reerguida para início de conversa, é uma tentativa de criar um final realmente digno para a série já que o primeiro foi um fiasco total, eu gosto de Dexter apesar de saber que a série decaiu muito nas últimas temporadas, simplesmente me agrada música cubana com cenário urbano tropical.

Os personagens de new blood nenhum é carismático, talvez se salve o vilão, mas nem de longe dá pra dizer que é equivalente a um vilão da primeira ou da quarta, a namorada do dexter é uma porta, zero carisma que cheguei a torcer pro vilão dar um fim nela, o Harrison é um péssimo personagem também, ele é basicamente um "muh sou adolescente problemático, odeio meu pai e faço coisas erradas pq muh hormônios" é outro que eu torci pra fosse morto.

O restante é completamente esquecível, aquela reporter que descobriu o Dexter, genérica, sem profundidade, o cenário é bom, as músicas são boas, mas não salva. Não dá pra sentir tensão porque o vilão não é tão ameaçador e também é descoberto numa facilidade.

Dexter parece uma porta nessa temporada, ele basicamente vive de "muh mim se importar com filho que abandonei a 10 anos pq muh passageiro sombrio e muh alucinações" onde está aquele Dexter sarcástico, irônico, ácido, inteligente e precavido das primeiras temporadas? Sumiu?

Série medíocre 2/10


0 comments, Reply to this entry

Five Nights at Freddy's review

Posted : 2 years, 7 months ago on 7 November 2023 02:06 (A review of Five Nights at Freddy's)

O filme mais esperado da década, de uma franquia que marcou a infância de todos, desde o fundamental se falava sobre esse filme, mas afinal valeu a pena a espera?

Não, o filme é chato, não dá medo nenhum, os personagens são chatos e nem o springtrap foi interessante


0 comments, Reply to this entry

The Midnight Library review

Posted : 2 years, 9 months ago on 11 September 2023 07:54 (A review of The Midnight Library)

"Viver é sofrimento" biblioteca da meia noite foi um achado interessantíssimo em meio a tantos livros tediosos e pseudofilosóficos. Aqui nós topamos com Nora Seed, uma mulher que fracassou na vida e decide que irá tirar a própria vida mas no dia em que tenta consumar o ato acaba indo parar em uma espécie de sala onde é instruída por uma bibliotecária de meia idade a escolher uma das milhares de vidas que ela poderia ter em universos alternativos.
Assim Nora poderia escolher outras vidas, vidas essas onde ela não teria "fracassado" entre aspas, assim tendo uma espécie de segunda chance.

Esse livro ainda não foi adaptado(até onde eu sei) mas eu tenho certeza que quando for será uma experiência interessante, o livro planta um cenário filosófico que nos põe para pensar em questões existenciais bem delicadas de uma forma que é impossível não se colocar na situação da protagonista. Cada um de nós tem ou já teve um sentimento de arrependimento, de ter negado e se arrependido depois onde criamos todo um cenário na nossa cabeça onde teríamos aceitado.

Mas além disso o livro aborda uma questão essencial pra qualquer ser humano, as nuances do sucesso e do fracasso, Nora por toda a sua vida foi um fracasso, nisso vivendo em uma vida onde ela realizou os sonhos dela ela certamente estaria feliz não? O caso é que Nora em suas outras realidades terminou arrependida de todas as formas pois em todas as realidades ela teve que lidar com o sofrimento emocional, físico e até espiritual.

Esse livro em miúdos seria algo como o episódio 26 de evangelion onde shinji se vê em outra realidade e como seria se ele agisse de outro modo. No caso de Nora o que realmente faltava nela como um todo é o amor ao próximo e não o sucesso material em si. Ela atribuía ao seu fracasso como pessoa por não ter conquistado fama ou sucesso quando na verdade ela mesma não conseguia criar nenhum vínculo e estava emocionalmente perdida em um marasmo de depressão, presa a um passado que ela não poderia mudar.

Nisso o livro brilha descrevendo psicologicamenre o estado de Nora.
O livro também explora um tema essencial pra nossa geração, que é a questão de se comparar com os outros.
O efeito nefasto das redes sociais afetou muita gente e é difícil não se pegar vendo a vida dos outros e não comparar com a sua, você sempre vai estar insatisfeito, isso é uma característica humana e as redes sociais exploram isso de forma que a pessoa se sente até péssima por não ter milhões de seguidores ou uma ferrari.

Nora se comparava demais com as outras pessoas e esquecia de ser ela mesma, de aproveitar o tempo que ela tinha fazendo as coisas que a agradavam. Sem mais, a filosofia do livro é perfeita, sem tirar nem por, o grande problema que eu vi no geral são os personagens secundários que não são tão profundos ou sequer são simpáticos como o irmão da Nora. O livro também é um pouco prolixo em algumas partes e o final é literalmente explicado, o que não é exatamente um problema e até considero o discurso final de Nora algo genuíno e catártico. De novo comparando com quando Shinji se liberta da instrumentalização.

É um bom livro, melhor que Querida Kombini, não chega a ser um nível 9/10, mas sem dúvidas é uma obra reflexiva e honesta em suas questões e concordo bastante com a mensagem final. Também me agrada que não haja militância lgbt ou propaganda progressista e se tem é imperceptível.

7/10


0 comments, Reply to this entry

The Super Mario Bros. Movie review

Posted : 3 years, 1 month ago on 24 May 2023 05:26 (A review of The Super Mario Bros. Movie)

bom, acho que é redundante apontar os erros desse filme, isso é conveniência, excesso de referências, atropelo de acontecimentos, frases de efeito e um montão de coisa já que parece que esse roteiro foi feito em um dia, eu nem anotei nada quando fui ver, na verdade eu queria ter a melhor experiência possível e o incrível é que realmente foi uma experiência boa, isso é não é um filme complexo e ele nunca se vendeu como tal, o que não é um problema pra mim que ultimamente tenho dado mais valor as obras mais simples, e é isso, Mario é uma experiência simples e feita para te entreter, sem nenhuma agenda política como é de costume em alguns casos, aqui há uma narrativa simples muito rushada que apela a nostalgia. SOLO

6/10


0 comments, Reply to this entry

Breaking Bad review

Posted : 3 years, 1 month ago on 5 May 2023 07:22 (A review of Breaking Bad)

Breaking bad foi e é até hoje a melhor série já escrita, a série tem uma das melhores construções de um protagonista que eu já vi desde crime e castigo, a evolução de Walter White para Heisenberg é espetacular e é bem evidente que a série recebeu muitas influências de outras obas como os bons companheiros, cães de aluguel e etc. Breaking bad conta uma história de desenção e decadência de um professor de química que descobre que tem câncer e que não tem dinheiro para pagar o tratamento ao mesmo tempo que está rodeado de contas e problemas familiares, com sua esposa apática e com um filho deficiente Walter acaba surtando e se envolvendo com o crime para pagar as contas, isso é, a justificativa inicial que ele nos dá, é introduzido ao mundo do crime por Jesse Pinkman, um jovem drogado que abandonou a escola para ficar fumando o dia inteiro e por conta do seu comportamento ele acabou sendo expulso de casa, juntos Jesse e Walter formam a maior dupla de venda de metafetamina onde cruzam com o caminho de vários traficantes e criminosos perigosos até ambos se afundarem em um mar de decadência e assassinatos desenfreados. Fora Jesse e Walter temos outros personagens igualmente memoráveis como Saul Goodman, um advogado corrupto, Gus Fring que é o maior traficante e o melhor vilão da série, Mike Ermantraut um pistoleiro que serve a Gus e ao narcotráfico entre outros personagens igualmente problemáticos.

Breaking Bad em um contexto simples seria uma série comum sobre criminosos e traficantes com cenas genéricas de ação, mas a série vai além e nos mostra uma realidade bem distinta do que estamos acostumados a ver em filmes americanos, Walter é o típico cidadão americano que trabalha em um emprego ruim como professor, uma família totalmente apática e carente de comunicação vivendo em um estresse infinito vendo todo o seu talento ser desperdiçado tendo até que trablhar em dois empregos para equilibrar as contas, Walter é o retrato da desilução com o sonho americano, aquele sonho que antes era pintado com tanto otimismo, que ele acreditou durante toda a sua vida e que era o caminho correto a se seguir, mas na realidade ele estava bastante frustrado, o que o levou a cometer tantos crimes. É um caso parecido com Raskolnikov de Crime e Castigo.

Assim como Walter, Raskolnikov se via como um gênio, alguém que estava acima dos outros e que se via como apto para julgar as pessoas, Raskolnikov via para si um futuro brilhante e sempre esperou ser reconhecido por isso, em Breaking Bad Walter não só se via como um gênio como ele de fato era, mas mesmo sendo brilhante na sua área ele nunca conquistou nada de realmente grande e via dia a dia o seu talento ser desperdiçado. No caso de Raskolnikov ele caiu em um niilismo que foi preenchido por uma ideologia revolucionária, já Walter caiu em um niilismo crônico perdendo totalmente a sua moralidade.

Jesse por outro lado é o retrato da juventude anos 2000 altamente viciado em drogas, em video-games e qualquer coisa que estimule a mente dele, o Jesse é o retrato de uma juventude falida bastante influenciada pela cultura punk, crunge e derivados, óbvio que isso é uma realidade muito mais palpável no Brasil do que nos Estados Unidos, de qualquer forma é o personagem que mais tem insights interessantes e é notável que ele tem um senso de honra bem maior que o Walter demonstrando que no fundo bem lá no fundo ele não é tão criminoso.

Outro personagem que chama a atenção é Saul Goodman, Saul é um advogado corrupto como qualquer advogado de porta de cadeia, ele manipula, mente e distorce tudo para favorecer o seu lado e o lado dos seus, parente distante de agostinho carrara Saul é o personagem que move a trama praticamente e que eu vou desenvolver melhor quando eu lançar o meu vídeo sobre Better Call Saul. Ou seja, Breaking Bad está lotado de personagens que você pode encontrar facilmente na vida real

Mas nesse vídeo eu queria me concentrar mais no Walter White e no seu complexo de frustração, a parte da motivação de Walter é a parte mais interessante de se analisar, afinal de contas por que ele entrou nessa vida? Foi apenas por frustração? Por não ter dinheiro pra pagar o tratamento de câncer? A verdade é que como ele mesmo diz "eu nunca me senti tão vivo" ele jamais se arrependeu de todos os crimes que cometeu e chegou inclusive a comentar sobre "eu tive muito medo durante toda a minha vida, 50 anos, medo do que podia acontecer, mas desde o meu diagnóstico eu consigo dormir bem" Walter seria um caso de um homem que nunca conquistou nada relevante e que nos seus últimos anos de vida decidiu ligar o automático e não viver mais baseado na ansiedade ou no medo, uma vida sem brilho e medíocre, essa parte da série me lembra bastante Um dia de Fúria. em resumo Breaking Bad é a minha série favorita, é a melhor coisa que Hollywood já produziu desde Os bons Comapnheiros.


3 comments, Reply to this entry

Flapjack era sinistro

Posted : 3 years, 2 months ago on 21 April 2023 07:17 (A review of The Marvelous Misadventures of Flapjack)

FlapJack é um desenho fantástico e muito nostálgico, seu estilo de animação influenciou diretamente outros desenhos da CN como Apenas um Show e Hora de Aventura, é ao mesmo tempo um desenho simples e episódico do mesmo jeito que é um desenho sumamente obscuro e talvez um dos mais obscuros da Cartoon, já que essa emissora tem um histórico de ter desenhos com uma estética inocente e com transfundos obscuros e cinzentos. Flapjack gira em torno de um menino inocente e puro que vive algumas aventuras com um "alcóolatra" hedonista chamado Falange e uma baleia que fala, uma história simples com personagens dinâmicos, um cenário irônico e tramas simples que não ultrapassam mais que dois episódios(se é que passa) Flapjack foi um experimento, um experimento rebelde que adicionou ao mundo dos cartoons temas pesados que são passados de forma bem inocente coisa que não dá para notar quando se tem 10 ou 9 anos mas que conforme crescemos vamos nos dando conta do quão obscuro e cinza é esse desenho que por si só já é rodeado de mistérios e creepy pastas como a do gato sem olhos e etc. Flapjack aborda temas pesados como alcoolismo, hedonismo e mutilação de uma forma que ainda sim faz parecer algo infantil bastante suavizado pelo fato das tramas serem episódicas e do constante uso de analogias e simbolismos, o exemplo claro disso é o "doce" que para quem já viu a série sabe que é um paralelismo com droga e álcool onde os personagens basicamente vivem basicamente em torno de encontrar e consumir doces até desmaiar, o doce no mundo de Flapjack é o equivalente ao craque no mundo real, onde as pessoas usam com o fim de escapar daquela realidade na série é mostrada como miserável, Falange é o arquétipo do hedonista, alguém que vive para os próprios prazeres, que engana, mente e até rouba os outros apenas para saciar o seu vício em doces sem se importar com a fama, tendo uma infância péssima e triste sendo um caso bem comum de abandono. Flapjack por outro lado representa o arquétipo da pureza, da inocência que tem como base e influência um bêbado hedonista, algo quase dostoyevskiano pra ser sincero. O mundo de Flapjack é um mundo feio, corrompido e miserável, as pessoas usam o "doce" como forma de esquecer da realidade por ela ser muito dura e até fantasiam sobre um suposto lugar que é repleto de "doces" que seria basicamente um "paraíso" um lugar onde impera o prazer e é interessante como a série explora essa questão em alguns momentos como naquele episódio onde a cidade inteira quase morre por conta de desnutrição e excesso de doces, enfim, Flapjack é uma série muito mais sombria do que parece e é uma pena que tenha sido cancelada e que não tenha tido um final ou um aprofundamento maior.


1 comments, Reply to this entry


« Prev12 3 4 5 6 7 Next »


Movies

Top rated
My movies page

Rated 872 movies

TV

Top rated
My tv page

Rated 458 tv

Games

Top rated
My games page

Rated 693 games

Music

Top rated
My music page

Rated 294 music

Books

Top rated
My books page

Rated 782 books

DVDs

Top rated
My dvds page

Rated 22 dvds

My feed

Magnifik posted a list
magic and ocultism (24 books items)
1 day, 15 hours ago
Magnifik added 24 items to magic and ocultism list
Necronomicon: The Best Weird Fiction of H.P. Lovecraft
Book of Saint Cyprian
Heavan and Hell : The Divine Justice Vindicated in the Plurality of Existences
Pistis Sophia
Le Livre des Sages

1 day, 15 hours ago
Magnifik posted a image

1 day, 15 hours ago
Magnifik voted for list
4 days, 22 hours ago
Magnifik added 8 items to my favorite movies list
Carrie
Dirty Harry
Lolita
House of 1000 Corpses
The Texas Chainsaw Massacre

6 days, 14 hours ago
Magnifik voted for list
The Losers Club (237 movies items)
1 week, 2 days ago
Magnifik voted for list
Favorite List's (57 list items)
1 week, 3 days ago
Magnifik voted for list
Tall? No! She's SHORT (80 beauty items)
1 week, 3 days ago
Magnifik voted for list
Passion and Agony (29 movies items)
1 week, 3 days ago
Magnifik voted for list
Levant Libraries (60 places items)
1 week, 5 days ago
Magnifik voted for list
2 weeks, 1 day ago
Magnifik voted for list
Movie Poster Trends (21 movies items)
2 weeks, 3 days ago
Magnifik voted for list
2 weeks, 4 days ago
Magnifik commented on a list
melhores Albums Brasileiros (22 music items)

"entendo kkk"


2 weeks, 5 days ago
Magnifik voted for list
2 weeks, 6 days ago
Magnifik voted for list
2 weeks, 6 days ago

“This is the most teenager overrated crap I've ever read. And I am saying this as a 17 year old girl that usually likes best sellers. The cover says”

2 weeks, 6 days ago
Magnifik voted for list
2 weeks, 6 days ago
Magnifik posted a review of The Anti-Christ

“Os três satãs do Ocidente: Marxismo, Liberalismo e Cristianismo

Esse título irônico e provocativo não é atoa e tão pouco foi escrito por pura isca, esse tema é um dos temas que eu mais venho estudado nessa última década, sobre a influência nefasta do marxismo e do cristianismo m” read more

3 weeks, 3 days ago
Magnifik voted for list
1 month, 1 week ago

“O decadentismo de Clark Ashton Smith

Existe beleza na tragédia? É uma pergunta bem interessante e com várias respostas dependendo dos pontos de vista de cada um, para grande parte das pessoas a tragédia, o sofrimento e o luto surgem como uma parte negativa e terrível da vida, algo que” read more

1 month, 1 week ago

« Prev12 3 4 5 6 7 » 17 » 69 Next »

Comments

Posted: 2 weeks, 5 days ago at Jun 8 23:14
Thanks for your two list vote!
Posted: 2 weeks, 6 days ago at Jun 8 5:13
You are welcome!
Posted: 2 weeks, 6 days ago at Jun 7 22:50
Thnaks for your two list votes!
Posted: 1 month, 3 weeks ago at May 4 15:05
Hola de vuelta. No me deja copiar y pegar el texto de Wattpad.
Quizás podrías enviar un doc de google o algo similar para poder leer tus trabajos.

¡Gracias!
Posted: 4 months, 1 week ago at Feb 16 16:44
I have resurrected the Listal's Top 100 Movies list and would love to get a list of your movies! Voting isn't necessary, just list your favorite movies in the comment section.
www.listal.com/list/listal-users-top-100-movies
Thank you!
Posted: 5 months ago at Jan 22 22:44
Si, la novela de Conan el bárbaro es excelente y muy corta
Posted: 2 years, 7 months ago at Nov 9 23:33
Curti muito também. Foi um achado raro, ainda mais vindo da Netflix. A adaptação de Pluto foi ótima também.
Posted: 2 years, 8 months ago at Oct 17 0:08
Si, midnight library fue un libro sorprendente, lo conocí tras ver tu lista y me dio curiosidad tuve que leerlo apenas vi la sinopsis, gracias a ti lo leí
Posted: 2 years, 10 months ago at Aug 25 2:59
So the summer's almost done...well not technically
until the 21st of Sept but I haven't even started the Brother's Karamazov yet... I have some time off tomorrow and I think I will try to start reading it. This summer was supposed to be my free time but I got a new job and now it's even more running up and down for me than ever before. Unrelated, would you mind making a list of books you've read this year so I can add it to my Humans still read list, it's cool if you don't want to also.
Posted: 2 years, 11 months ago at Jul 5 20:34
Crime and Punishment read. It´s a great book for sure.
I was afraid It will end in disgrace. Hopefully didn´t happen.
So much things to think about. It´s long, deeply psicological and philosophic. In a few words, I was impressed with Notes From The Undeground and this one expands the plot of digging in the mind of morally grey characters absorbed by poornes, suffering and other characters that are just pieces of shit. A truly great piece of fiction and one of the finest novellas I´ve read. Looking for reading The Idiot and Brothers Kamarazov.
Posted: 3 years, 1 month ago at May 3 23:38
Silent Hill tem uma proposta diferente do Resident, ambos são jogos de horror de fato porem com caracteristicas distintas, mas respeito sua opinião. Já sobre Bioshock a história é boa, tem umas pitadas sobre o comunismo e referências a 1984.
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 28 11:50
É o trio do apocalypse, e o STF são os advogados deles.
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 24 22:49
Dalai Lama é nojento demais, um dos jorges da história
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 24 11:36
Ser brasileiro e defender imposto é zoado kkkk
Literalmente a segunda maior carga tributária do mundo.
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 23 2:00
Não. Mas algumas coisas relacionados a economia fazem sentido, tipo a desregulamentação do mercado de trabalho.
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 15 13:42
Yep. Merece toda su fama y reputación el Magnus Opus de Fyodor. Define muy bien su representación de lo que es en realidad el ser humano.
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 9 20:04
Vou baixar o pdf aqui pra ler
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 8 20:35
obviamente sim
Posted: 3 years, 2 months ago at Apr 4 12:57
Resolvi dar uma lida em alguns motivacionais famosos kkk
Alguns até que são bons